terça-feira

FRESNO E ERASMO: DUAS GERAÇÕES UNIDAS POR UMA CANÇÃO

Quando “Sentado à Beira do Caminho”, clássico de Roberto e Erasmo foi lançada em 1969,Lucas Silveira, Rodrigo TavaresGustavo Mantovani e Rodrigo Ruschell nem pensavam em nascer e tampouco que, 30 anos depois desse lançamento, se juntariam para formar,em Porto Alegre, a banda Fresno. Nem mesmo Erasmo Carlos, que mantinha sua “fama de mau”, como oTremendão, imaginou que esses quatro rapazes pudessem apresentar a canção, de maneira rock n’ roll, para a geração do futurístico século XXI. Mas a música uniu talentos diferentes, de diferentes gerações e passado, presente e futuro se tornaram um único tempo, durante a gravação do clipe, que ocorreu no domingo, dia 4.
 ‘A última vez que vesti um terno foi no casamento do meu pai. Eu tinha uns 10 anos’,
… lembra Tavares quando fala da sensação de gravar algo tão Old School.  Ver os garotos da Fresno, conhecidos também pelas incontáveis tatuagens e visual alternativo, de terninho, em um momento totalmente Back To The Future, é divertido e ao mesmo tempo não espanta quem os conhece além dos palcos. Embora como profissionais seus olhos estejam sempre voltados para o futuro, pessoalmente, costumam voltar ao passado em nome de suas raízes e princípios. Mesmo com queimaduras de segundo grau no rosto (pelo fato de não ter passado filtro solar), Tavares ainda consegue colocar o dia intenso de gravação entre um dos melhores momentos da vida. “Me diverti muito. Fazer algo dessa natureza subtrai o mau humor que poderia ser acordar em um domingo às seis horas da manhã e gravar até as oito da noite”.
Arte sobre imagens via Instagram – Bell
Voltar a 1969 está mais para um sonho realizado de quem nunca se desfez do passado, para poder lembrar de onde veio, do que apenas trabalho e diversão.  Mesmo com o sucesso estrondoso que fazem no Brasil inteiro, o lar ainda continua sendo o Rio Grande do Sul, lugar no qual fazem questão de reunir amigos e familiares e viver momentos que nem toda a fama do mundo pode proporcionar. Em diversas ocasiões já afirmaram que tocar no Brasil inteiro é muito bom, mas no Planeta Atlântida, um dos maiores festivais de musicas da América Latina, realizado no Rio Grande do Sul, é ainda melhor. Poder estar em qualquer lugar do mundo é uma ótimo, mas caminhar pela Redenção,em Porto Alegre, é algo que não tem preço.
 A banda vive, atualmente, momentos bastante especiais e, graças ao talento, a levou a lugares nos quais seus integrantes nunca imaginaram estar. Como, por exemplo, tocando ao lado de seus ídolos da Anberlin…
…. ou em carreiras paralelas bem sucedidas que fez com que Lucas experimentasse trabalhos introspectivos com o Beeshop e Visconde e até o lado eletrônico da força, com o SirSir.  Já Tavares, expõe sua alma com Esteban e, mesmo estando no mesmo patamar de ídolo, realiza seu sonho de fã ao dividir músicas com o eterno frontman do Engenheiros do Hawaii, Humberto Gessinger.
Sem falsa modéstia, podemos incluir o fato de os quatro terem sido escolhidos para abrirem os trabalhos do projeto MudaRock, nesses momentos especiais que a banda vem colecionando. Regravar e serelogiada pelo próprio Erasmo, voltar a 1969 por uma causa nobre faz com que cada um que assista ao clipe, ouça a música ou simplesmente passe por aqui, embarque nessa viagem que, mais do que música, é uma reverência às origens do Rock Brasil e a tudo que nos lembra de onde viemos independente do lugar onde conseguimos chegar.
Agora é só aguardar a finalização do clipe para – oficialmente – fazer parte dessa viagem na qual cada download equivale ao plantio de uma árvore e a reversão de benefícios para um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário